Conteúdo do Blog

Como utilizar a carretinha para carros sem desrespeitar a legislação

Boa opção para levar cargas a mais nas viagens, as carretinhas para carros têm de obedecer à legislação de trânsito vigente para evitar multas, apreensões e outras dores de cabeça. Independente do material com que são feitos, do tamanho e do peso suportado, esses reboques devem ter ? por questões legais e de segurança ? placa e sua respectiva iluminação, documentação em dia, luzes de freio e seta, pneus em ordem, faixas refletivas nas laterais e atrás, para-choque traseiro, para-lamas, lanternas e pisca-alerta.

Não nos esqueçamos, ainda, que as carretinhas devem estar devidamente encaixadas e energizadas aos engates traseiros dos veículos! Lembremos que esse tipo de reboque é ideal para o transporte de outros veículos de menor porte, entre eles motocicletas de velocidade e cross e jet skis.

Abaixo, o blog dá algumas dicas de como utilizá-las de forma legal e segura. Confira!

Atente ao peso carregado e à categoria da CNH do condutor

Motoristas habilitados na categoria B só podem transportar carretinhas e suas respectivas cargas com até 3,5 toneladas de peso bruto total. Acima disso e até 6 toneladas, é necessária CNH da categoria C. Caso o peso bruto de reboque mais carga esteja acima dos 6 mil quilos, somente habilitados na categoria E podem conduzi-los, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Registro e licenciamento obrigatórios

Proprietários de carretinhas, mesmo isentos do pagamento de IPVA e do Seguro Obrigatório, devem registrá-las no respectivo Departamento de Trânsito (Detran) da cidade onde reside e informá-lo sobre eventuais mudanças de cidade ou transferência de propriedade, por exemplo. Além de pagar anualmente o licenciamento, um dos principais itens checados em fiscalizações por autoridades competentes.

Sistema de iluminação em ordem

Junto ao licenciamento anual, o sistema de iluminação do reboque também é alvo constante de fiscalizações de rotina. É importante checar periodicamente pisca-alerta, colocação de faixas refletivas e luzes de freio e seta, entre outros itens. Não esqueça da ligação de energia entre o reboque e o engate mais adequado para o seu veículo (consultar manual do proprietário). Tenha ainda em mente que todas as sinalizações traseiras do seu veículo devem ser também as da carretinha.

Seguro para carretinha

Não existe um seguro específico para as ?carretinhas?, pois além de não existir tabela FIPE para esta precificação, este veículo é considerado como um reboque pelas seguradoras. De outro lado, para os veículos que carregam as carretinhas, existe aceitação, porém muitas vezes, pelos perfis deste veículos, muitos deles utilitários, pick-ups e caminhonetes, acabam não tendo opções baratas e acessíveis para o seguro completo. Uma opção de seguro alternativo, nestes casos, é o seguro de Furto e Roubo, e a Suhai Seguradora é exclusiva nesta cobertura, com preços até 80% mais barato que um seguro completo, assistência 24h em todo Brasil, ausência de franquia e aceitação para todos modelos de carros, de qualquer marca ou ano.

Fonte: https://blog.suhaiseguradora.com/

Gostou? Compartilhe

Veja Mais